Agenda aberta 2024, entre em contato: (11) 9.4467-3877
A gravidez desencadeia na futura mãe uma série de transformações físicas, hormonais, afetivas, emocionais, psicológicas e sociais. A princípio, o seu corpo e o seu funcionamento psicológico sofrem profundas alterações que precisam de constantes adaptações para permitir a chegada do bebê e potenciar o seu desenvolvimento futuro.
O Acompanhamento Psicológico da Gravidez possui o objetivo de promover apoio à grávida, ao pai e/ou casal, preparação para o parto e acolhimento do bebê, esclarecimento de dúvidas, questões, medos e receios, intervenções psicológicas voltadas para situações de risco da gravidez, entre outros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 25% das mães, geralmente no período de puerpério. Diante disso, o acompanhamento psicológico é essencial para o tratamento, saúde e bem-estar dessa mãe.
Estudiosos caracterizam o grupo como um espaço de compartilhamento e reconstrução dos sentidos. Diante disso, a intervenção grupal possui como objetivo facilitar novas percepções sobre fatos e acontecimentos e o exercício do respeito às diferenças.
Nesse tipo de Acompanhamento, a gestante irá ouvir sobre as angústias e preocupações de outras, promover discussões acerca da gestação e parto, além de compartilhar experiências e sentimentos.
Similarmente ao tópico anterior, ele também promove apoio à grávida, ao pai e/ou casal, preparação para o parto e acolhimento do bebê, esclarecimento de dúvidas, questões, medos e receios, intervenções psicológicas voltadas para situações de risco da gravidez, entre outros.
Assim, esse espaço de reflexão criado faz com que elas sintam-se conectadas diante a semelhança, facilitando todo o processo.
Copyright © 2024 Renan Romão - Psicologia Analítica – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy