Agenda aberta 2024, entre em contato: (11) 9.4467-3877
As raízes do IAJS estão profundamente conectadas com a história dos estudos junguianos como disciplina acadêmica. Particularmente, a organização surgiu em grande parte pela motivação do Professor Renos Papadopoulos e do Professor Andrew Samuels que, a partir de meados da década de 1990, organizou uma comunidade crescente de acadêmicos e começou a se reunir para encorajar e promover as inter-relações entre a Associação Internacional de Psicologia Analítica ( IAAP) e a comunidade acadêmica em geral.
Renos Papadopoulos sugeriu a criação de uma organização que pudesse coordenar conferências com temática junguiana e promover um espaço a partir do qual analistas e acadêmicos pudessem trocar ideias. Em 2002, a ideia de estabelecer uma associação para promover o congresso de membros da IAAP e acadêmicos interessados em psicologia junguiana tornou-se uma realidade. Graças à dedicação dos membros do Grupo Diretor que foi formado para iniciar as atividades da IAJS, um primeiro Comitê Executivo (2003-06) foi eleito para estabelecer a comunidade virtual de acadêmicos junguianos que evoluiria para a atual membresia, que conta com mais de 300 membros de 21 países.
O fomento das relações entre as comunidades analíticas e acadêmicas é fortemente endossado pela constituição da associação, que reflete valores pluralistas na promoção do trabalho acadêmico que vai das artes e humanidades, estudos religiosos, ciências sociais, psicologia, filosofia, medicina, ciências e metodologias e pesquisas clínicas e teóricas.
O Conselho de Diretores deseja que a IAJS continue a promover essa oportunidade essencial para que dois mundos, o acadêmico e o analítico, encontrem e sustentem criativamente o trabalho acadêmico daqueles com interesse em psicologia analítica.