Agenda aberta 2024, entre em contato: (11) 9.4467-3877

ARCANUM - Psicanálise JUNGUIANA e  Psicologia Profunda
  • Início
  • Quem sou
  • Abordagem Junguiana
  • Serviços e Atendimentos
  • Núcleo Estudos Junguianos
  • Área de Estudos - EAD
  • Orientação de pais
  • AtasNEJ
  • Andamento
  • 2REUNIÃOOU24
  • Mais
    • Início
    • Quem sou
    • Abordagem Junguiana
    • Serviços e Atendimentos
    • Núcleo Estudos Junguianos
    • Área de Estudos - EAD
    • Orientação de pais
    • AtasNEJ
    • Andamento
    • 2REUNIÃOOU24
ARCANUM - Psicanálise JUNGUIANA e  Psicologia Profunda
  • Início
  • Quem sou
  • Abordagem Junguiana
  • Serviços e Atendimentos
  • Núcleo Estudos Junguianos
  • Área de Estudos - EAD
  • Orientação de pais
  • AtasNEJ
  • Andamento
  • 2REUNIÃOOU24

Avaliação Psicomotricidade

Avaliação Psicomotora

O desenvolvimento das funções motoras está relacionado ao desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças.  A psicomotricidade une aos aspectos emocionais, motores e cognitivos das crianças, abordando-as, através de suas técnicas, globalmente. O estímulo das funções psicomotoras impacta no desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos de sua vida.

Dessa forma, a identificação de problemas no desenvolvimento psicomotor é importante para que sejam feitas intervenções precoces que estimulem as crianças adequadamente. Os programas de estimulação psicomotoras são indicados para atrasos evolutivos e para crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. A avaliação das funções psicomotoras da criança possibilita identificar suas dificuldades, sejam elas originadas por distúrbios ou por terem sido insuficientemente expostas a ambientes estimuladores. Saiba mais, neste artigo.


Quanto antes forem identificadas desvios no desenvolvimento das funções psicomotoras da criança, melhor serão os resultados de seus tratamentos. A organização psicomotora proporciona a aquisição de habilidades sensório motoras, coordenação viso-motora, equilíbrio, linguagem, esquema corporal entre outras. O ambiente que estimula o desenvolvimento dessas funções é o que cria oportunidades para a criança viver experiências sensoriais, sociais e afetivas. Essas experiências permitem às crianças passar da inteligência prática à reflexiva, fundamental para a aprendizagem e alfabetização. Antes de se alfabetizar, a criança precisa viver experiências corporais, sentir texturas, ver cores, se orientar no tempo e no espaço. Dessa forma, a avaliação psicomotora ajuda a identificar deficiências nesses pontos, a partir da consciência do próprio corpo, o esquema corporal.

Exibir as perguntas frequentes

Os clientes têm perguntas, você tem as respostas. Mostre as perguntas mais frequentes para que todos saiam ganhando.

Copyright © 2025 Renan Romão - Psicologia Analítica – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por