Agenda aberta 2024, entre em contato: (11) 9.4467-3877
Psicoterapia é o tratamento, por meios psicológicos, de problemas de natureza emocional, no qual uma pessoa treinada estabelece deliberadamente um rela- cionamento profissional com um paciente, com o objetivo de remover, modi- ficar ou retardar sintomas, de intervir em modelos perturbados do compor- tamento e de promover um crescimento e um desenvolvimento positivo da personalidade.
O cliente precisa sentir-se aconchegado, compreendido, vivido. Tal postura, ao mesmo tempo que lhe dá suporte, faz que ele mude de lugar, retarde o surgimento de uma crise aguda posterior, na qual ele perca o autossuporte e se sinta ameaçado vitalmente.
Dentro dessa perspectiva, não se trabalha com o sintoma, mas com aquilo que per- mite ao sintoma continuar existindo, agindo e atuando negativamente na pessoa, pois o sintoma não existe em si, por si só, como uma entidade isolada, mas como parte numa realidade existencial chamada pessoa humana. Mais do que agir no sintoma ou contra ele, agimos no processo que o mantém funcionando.
Mais do que uma inter- venção no sintoma, a atitude, o modo de ser do psicoterapeuta implicam um agir diretamente no conceito de mundo e de pessoa vividos pelo cliente. Nesse sentido, psicoterapia, mais do que uma intervenção, é um método, um modelo de apreender e aprender, na ação, um relacionamento saudável pessoa- mundo.
FONTE: RIBEIRO, Jorge Ponciano. Psicoterapia: teorias e técnicas psicoterápicas. Summus Editorial, 2013.
Copyright © 2024 Renan Romão - Psicologia Analítica – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy