Agenda aberta 2024, entre em contato: (11) 9.4467-3877
A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.
Os instrumentos utilizados para diagnóstico e avaliação são os testes psicológicos:
"constituindo- se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do art. 13 da lei no 4.119/62. (Resolução CFP 002/2003)
Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos."
Dentre os serviços de avaliação e diagnóstico podemos incluir:
A orientação vocacional é uma ferramenta para identificar atributos pessoais de um indivíduo que podem contribuir positivamente em seu sucesso e em sua satisfação profissionais. As orientações vocacionais também cumprem um papel relevante como ferramenta de direcionamento para escolhas informadas no campo do trabalho, sendo ministrados no setor de recursos humanos de empresas, em feiras profissionais, aconselhamentos em escolas e universidades e em outros contextos.
A orientação psicopedagógica tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e emocionais em crianças e adolescentes que possuem dificuldades de aprendizagem e de relacionamento.
A psicoterapia trata-se de um tipo de atendimento que realiza intervenções no dia a dia do paciente com a finalidade de auxiliá-lo na sua inserção no mundo social e cultural. Ele é indicado para os indivíduos que possuem problemas como depressão grave, psicose, fobias e transtornos compulsivos, por exemplo, e possui como objetivo promover a autonomia, buscando uma melhor qualidade de vida do paciente. Pode ser focal, com número acordado de sessões interventivas com possibilidade de extensão, ou na modalidade aberta, ou seja, tratamento de longo prazo com final em aberto. Possui as modalidades:
Ludoterapia é uma técnica psicoterápica de abordagem infantil que se baseia no fato de que brincar é um meio natural de auto-expressão da criança. O brincar terapêutico tem sido objeto de estudo nas diferentes linhas teóricas sendo considerada como mais uma possibilidade diagnóstica e terapêutica nos atendimentos. Dentre os atendimentos destacamos:
O objetivo da psicoterapia infantil é ajudar a criança expressar as suas emoções. Por meio de métodos apresentados pelo psicólogo, como as atividades lúdicas, a criança pode manifestar com mais facilidade os seus sentimentos. Dessa forma, o profissional atua como um facilitador, identificando os conflitos, encontrando e orientando em relação às alternativas mais indicadas para a criança lidar com eles. O trabalho realizado pelo profissional tem como finalidade desbloquear as questões que impedem o desenvolvimento normal da criança.
O Acompanhamento e a Orientação Psicológica tem como objetivo ajudar os indivíduos a superarem os seus desafios mais pontuais e adquirir autoconhecimento e promover bem estar, através de métodos e técnicas específicas da psicologia. Ela é de extrema importância e traz diversos benefícios, como calma, segurança antes de agir, amplia a consciência, trabalha a empatia e autovalorização para os sujeitos. E, além disso, pode ajudar em problemas como insônia, ansiedade, traumas, isolamento social e preocupação excessiva.
Possui várias modalidades incluindo:
A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.
A reabilitação neuropsicológica caracteriza-se por um conjunto de práticas em que o profissional de saúde atua junto com o paciente atingido por diferentes tipos de lesões, seja por acidentes ou decorrentes do processo de envelhecimento, como acidentes vasculares cerebrais, doença de Alzheimer e outras.
Copyright © 2024 Renan Romão - Psicologia Analítica – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy